Afinal, por que não vale mais a pena investir na poupança?

Quando pensamos em investimentos, a primeira opção que nos vem à cabeça é a caderneta de poupança. Mesmo na presente crise econômica, 61% dos brasileiros investem na poupança, independentemente de sua rentabilidade atual.
A poupança realmente apresenta algumas vantagens, como a facilidade de aplicação e a liquidez diária. Porém, o aumento dos juros está fazendo com que essa opção de investimento deixe de ser interessante.
Sua rentabilidade nada mais é do que um valor fixo de 0,5% mais um valor correspondente à taxa referencial (TR), para depósitos feitos até 05/2012. E há novas regras para uma nova poupança. Quando a taxa SELIC (taxa básica da economia) estiver acima de 8,5%, o rendimento é o mesmo, mas quando a SELIC for inferior a esse valor, o rendimento seria a soma da TR mais 70% da SELIC.
Mesmo com o atual cenário, a maioria da população ainda prefere deixar seu dinheiro na poupança. Mas, afinal, por que não vale a pena investir na poupança? Continue a leitura deste artigo e descubra!
Qual a rentabilidade?
Pode-se dizer que a poupança está apresentando uma rentabilidade real negativa. Ou seja, o investidor está perdendo dinheiro. Para facilitar o entendimento, veja o exemplo a seguir:
Suponha que a inflação esteja na casa dos 10% e a poupança apresentou 8% de rendimento. Nesse caso, pode-se afirmar que os preços dos produtos aumentaram mais que o seu patrimônio, ou seja, o seu dinheiro perdeu o poder de compra (hoje, você não compra os mesmos produtos que compraria um ano atrás).
Portanto, pode-se afirmar que as altas taxas de inflação têm influência direta na rentabilidade do investimento, sendo fundamental analisá-la e monitorá-la constantemente, caso deseje permanecer investindo na poupança.
O investimento é seguro?
Outro grande fator que leva as pessoas a investirem na poupança é a suposta segurança desse investimento. Não é difícil encontrarmos pessoas que acreditam que a caderneta de poupança é o investimento mais seguro do mercado.
O principal risco desse investimento é o banco quebrar — o que já aconteceu com muitos, inclusive, que deixaram os investidores na mão. O único banco em que esse risco é praticamente inexistente é a Caixa Econômica Federal, pois o próprio governo garante 100% do valor investido caso a Caixa quebre.
É burocrático?
O investimento na poupança também deixa de ser atrativo quando se considera toda a burocracia por trás do processo. Abrir a conta poupança em um banco exige uma série de documentos e processos a serem seguidos.
Além disso, há um excesso de procedimentos que devem ser observados no momento de realizar um saque. É preciso, por exemplo, atentar para a data de aniversário do depósito: caso o saque seja realizado antes dessa data, o rendimento não será garantido.
Por exemplo, se você aplicou uma determinada quantia no dia 20/06, só será permitido obter rendimentos a partir do dia 21/07. Caso o saque seja feito antes dessa data o investidor não ganhará nenhum juros, sacando apenas o montante investido.
Onde investir?
Você deve estar pensando: “já que não vale a pena investir na poupança, onde posso investir o meu dinheiro?”. Nesse caso, se você deseja alternativas mais vantajosas, mantendo o perfil de investimentos, o ideal será buscar por alguns substitutos.
Sendo assim, é preciso aplicar o seu dinheiro em modalidades de baixo risco, alta liquidez, rentabilidade atrelada à taxa básica de juros e, também, baixas taxas de administração. Portanto, o investidor deve procurar mais informações sobre CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), Títulos do Tesouro Direto e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), por exemplo.
Além disso, pode ser interessante contar com assessorias de investimento. Existem empresas renomadas no mercado que são responsáveis por ensinar seus clientes a pensar e a investir melhor, além de analisar seus objetivos financeiros.
Essa será uma excelente maneira de escolher os melhores investimentos, de acordo com o seu perfil de investidor e, ainda, ter uma carteira de investimentos diversificada e vantajosa para suas aplicações. Pense nisso!
E aí, gostou do nosso artigo? Entendeu por que não vale a pena investir na poupança? Então, compartilhe essa informação em suas redes sociais e ajude seus amigos! Contamos com você!