Como construir e entender qual o seu perfil de investidor?

Sabe qual é o seu perfil de investidor? Está disposto a arriscar, ou prefere manter o seu patrimônio? Existem diversos tipos de investimentos e vários termos técnicos que podem causar confusão em muita gente. Porém, o autoconhecimento, assim como em outros aspectos da vida, é o que pode ajudar a fazer as melhores escolhas.
Realmente são diversos aspectos a serem pensados, mas, fique tranquilo! Neste post explicaremos como definir o seu perfil, quais são os principais tipos e a importância de buscar empresas especializadas para ajudar a encontrar o padrão que melhor se adapta a você. Vamos lá?
Como traçar o perfil de investidor?
No momento da escolha, alguns fatores precisam ser levados em consideração, como: a renda, patrimônio, idade, conhecimentos de finanças e a sua relação com o dinheiro.
Geralmente, temos mais disposição para arriscar quando somos mais jovens, pois caso algo não saia como planejado, ainda há tempo de aprender com os erros, aprofundar nos estudos sobre o mercado financeiro e se recuperar.
Por outro lado, se tiver um patrimônio já formado, você não precisa correr tantos riscos. Basta assegurar iniciativas de mantê-lo e construir um futuro tranquilo com a sua família.
Outro detalhe importante é se autoconhecer nas finanças. É preciso avaliar se você está disposto a correr riscos ou se prefere garantir os seus ganhos, além de verificar os seus conhecimentos sobre as formas de investir. Nunca aplique o seu dinheiro em algo que não saiba, pois a falta de informação pode levar você a correr riscos desnecessários.
Quais são os tipos de investidor?
Existem três perfis: conservador, moderado e agressivo. Vamos explicar todos eles para que você identifique aquele que mais combina com a sua personalidade. Veja abaixo!
Conservador
As pessoas com esse comportamento priorizam a segurança nos seus investimentos, mesmo que isso acarrete ganhos menores. Os conservadores tendem a fazer aplicações com resultados previsíveis e de alta liquidez. Os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) de liquidez diária e o tesouro Selic — que apresenta rentabilidade de acordo com a taxa de juros da economia — atendem às necessidades desse perfil.
Dessa forma, eles consideram importante resgatar o seu dinheiro quando quiserem. Grande parte dos iniciantes estão nesse padrão, porque eles começam a entender sobre as aplicações e a estudá-las para diminuir as chances de erros. Vale lembrar tem que existem outros investimentos que atendem essa classe de investidor.
Moderado
Os investidores que se enquadram nesse perfil ficam no “meio-termo”, ou seja, estão dispostos a correr alguns riscos, mas não querem se expor muito. Eles costumam buscar rentabilidades maiores, aceitando algumas perdas e alternativas de menor liquidez. Deste modo, a carteira destes investidores acabam por manter ativos de renda fixa (semelhante aos conservadores), com um percentual em outras classes de ativos, como: fundos de renda fixa e fundos multimercados — que pode destinar os recursos em renda fixa, ações ou câmbio, dependendo de cada fundo.
Essas pessoas, geralmente têm noções do funcionamento do mercado financeiro e isso permite que façam escolhas mais variadas.
Agressivo
Esse perfil preza por maior rentabilidade e não têm medo de arriscar. Geralmente, é aberto a inovações e tende a variar os seus investimentos. Isso faz com que invista em ações, aplicações no exterior, fundos multimercados e fundos de ações.
Quem tem esse padrão, normalmente tem experiência no mercado financeiro e conhece as várias formas de aplicar o dinheiro.
Por que contar com empresas especializadas?
As empresas especialistas em investimentos, como as corretoras de valores, ajudam a identificar o tipo de investidor e, seguindo o perfil, podem sugerir as aplicações que mais se adequam às suas expectativas.
Como você pôde conferir, é muito importante se autoconhecer para entender e traçar o seu perfil de investidor. Dessa forma, é possível encontrar investimentos mais adequados para você, evitando arrependimentos e frustrações futuras.
Já sabe qual o seu perfil de investidor? Está interessado em melhorar os seus investimentos? Caso sim, entre em contato com a gente e saiba como podemos auxiliar na administração do seu dinheiro.