Como escolher um plano de previdência privada?

Com a reforma da Previdência em pauta nos últimos meses, a procura por planos que complementam a aposentadoria e assegurem certa estabilidade financeira numa idade mais avançada passou a ser crescente.
Se por um lado o benefício do INSS passa a ser incerto no futuro, por outro é uma ótima oportunidade de encontrar em outros produtos, como a previdência privada: uma forma de manter o padrão de vida e garantir recursos financeiros na aposentadoria.
Mas como escolher um plano de previdência privada? Levantamos 4 dicas que vão tornar sua decisão mais fácil. Acompanhe!
1. Evite a taxa de carregamento
A taxa de carregamento é uma armadilha contra o investidor. Em geral, é cobrada na entrada ou na saída do recurso financeiro aplicado, oscilando entre 1% a 5% sobre todo o dinheiro aplicado. Quando cobrada no momento em que é feito o investimento, a taxa aplicada acaba corroendo toda a aplicação antes mesmo do dinheiro render.
No entanto, é possível encontrar fundos de previdência privada isentos da taxa de carregamento. O investidor deve procurar instituições e seguradoras que não cobrem tal taxa e sejam isentas desse custo.
Para um investidor que não tem experiência ou conhecimentos sobre previdência privada, os custos podem ser pequenos. Contudo, as diferenças entre percentuais cobrados no decorrer dos anos pode significar um montante de dinheiro bastante significativo.
Por isso, opte por um plano de previdência privada no qual a taxa de carregamento seja a menor possível ou ainda isenta sobre o valor aplicado.
2. Saiba escolher o plano de acordo com suas necessidades
Existem dois planos de previdência privada: o Programa Garantidor de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Garantidor de Benefícios Livre (VGBL). Ambos com suas particularidades e destinados a diferentes perfis de investidor.
Em geral, pessoas que utilizam o modelo completo de declaração do imposto de renda optam pela opção PGBL. Isso porque é possível deduzir até 12% da renda tributável, o que acaba garantindo economia a curto prazo. No entanto, a grande desvantagem é que no momento do saque, o imposto de renda incidirá sobre o valor total do resgate.
Já o plano VGBL é ideal para pessoas que optam pelo modelo simplificado da declaração ou são isentos. É uma ótima opção para quem investe pensando no futuro, isso porque a tributação vai incidir apenas sobre os rendimentos.
3. Fique atento ao regime tributário
A escolha do regime tributário adequado é uma das grandes vantagens de investir na previdência privada. No entanto, o investidor precisa realizar um bom planejamento e estabelecer qual a duração da sua aplicação.
Há dois regimes de tributação: regressiva e progressiva. Na tributação regressiva, investidores que desejam aplicar o dinheiro por mais de 10 anos podem encontrar ótimos benefícios. Isso porque quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor a alíquota do imposto de renda. Por exemplo, é aplicada a alíquota de 35% para quem deixa o dinheiro investido por até dois anos e pode chegar a 10% após dez anos de aplicação.
Já no caso da tabela progressiva é indicada para perfis de quem deseja investir por um tempo mais curto. Nessa opção, a tabela é atualizada anualmente. O investidor, ao resgatar o valor aplicado, é tributado com 15% na fonte e a compensação é feita na declaração do IR — caso a renda atinja uma alíquota de imposto maior.
4. Procure as menores taxas de administração
As taxas cobradas sobre os valores aplicados na Previdência Privada podem diminuir e muito a rentabilidade. Por isso, o investidor deve ficar atento e procurar as menores taxas do mercado, pois quanto menores, melhor a possibilidade de resgatar a aplicação com uma maior rentabilidade.
A taxa de administração é cobrada anualmente pelo administrador do fundo e da previdência privada para remunerar a administração e a gestão do dinheiro aplicado, inclusive os rendimentos.
Agora que você já está por dentro de como escolher um plano de previdência privada, complemente a leitura com as opções de um plano previdência privada e confira as razões para escolhê-lo!