Como funciona o COE atrelado e alavancado em ouro no Brasil?

Sabe como funciona o COE? Trata-se do Certificado de Operações Estruturadas, ele é usado para captar recursos aos bancos. Nesse caso, o investidor empresta dinheiro à instituição bancária.
Esse tipo de investimento une as características da renda fixa com as da renda variável, dando mais variedade em sua carteira. Além disso, ele é flexível e permite que você defina o grau de risco com o qual deseja lidar.
Mas, antes de aplicar seu dinheiro, é importante conhecer bem o COE. Por isso, neste post, vamos explicar sobre rendimentos, riscos e impostos embutidos e comentar como funciona o resgate de capital nessa modalidade de investimento. Confira!
Como funciona o COE atrelado ao ouro?
Ao emitir o Certificado de Operações Estruturadas, o banco gera cenários para o desempenho de um ativo. Dessa forma, os rendimentos do COE variam conforme uma cotação e o ouro é uma delas, por ser uma commodity.
Os ganhos e as perdas são limitados. Se o valor do metal cair, você vai receber o dinheiro de volta, sem perdas. Por outro lado, se houver uma valorização acima do limite estabelecido pela instituição bancária, os rendimentos “param” na porcentagem previamente combinada.
Outra vantagem do Certificado de Operações Estruturadas é a tributação regressiva do Imposto de Renda. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro é destinado a esse investimento, menores serão os tributos a serem pagos.
Apesar de os riscos serem baixos, é preciso prestar atenção em dois detalhes. O primeiro é que você pode perder dinheiro se decidir sacar os recursos antes do vencimento. Os prazos e a liquidez variam conforme cada aplicação.
O outro ponto é que esse tipo de investimento não é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Se o emissor quebrar, não há garantia de retorno de seus recursos.
Por isso, é recomendável que você analise a saúde financeira da instituição que oferece essa operação compromissada. Estude se ela tem condições de honrar o crédito.
Para quem é recomendado o COE?
Esse tipo de investimento é mais indicado para investidores com perfil moderado ou agressivo. Isso porque existem diversos tipos de fundos e cada um apresenta características diferentes quanto a riscos, liquidez, prazos de vencimento e quantia mínima de aplicação de capital. É necessário, ainda, ter profundo conhecimento de cada operação estruturada antes aplicar capital nela.
Qual é a importância de contar com corretoras especializadas?
As corretoras de valores contam com profissionais capacitados e experientes no mercado financeiro. Tais profissionais vão poder te mostrar todos os detalhes e sanar suas dúvidas sobre a aplicação de seu interesse.
Além disso, os corretores, seguindo suas necessidades e expectativas, farão buscas em diversos bancos e vão sugerir as melhores oportunidades.
Como já dito no post, existem diversos tipos de Certificados de Operações Estruturadas. Alguns deles podem ser úteis, enquanto outros podem ser uma ameaça aos planos financeiros. É fundamental contar com empresas especializadas para saber por qual optar, afinal, elas é que vão auxiliar você a encontrar a melhor solução possível.
Tem alguma dúvida sobre como funciona o COE? Está interessado em acatar essa modalidade de investimento? Caso a resposta seja sim, entre em contato com a Ouro Planejamento Financeiro. Nós damos todo o suporte necessário, ajudando você a fazer boas escolhas em suas aplicações.