Compra de imóvel x Fundos de Investimentos Imobiliários: veja as diferenças!

É comum, ao pensarmos em investir, que consideremos os imóveis, pois há muito são uma forma bastante utilizada para obter bons rendimentos. Contudo, se seu objetivo é se planejar da melhor forma e buscar um futuro mais cômodo para a família, não deixe de considerar os Fundos de Investimentos Imobiliários.
Com eles, você não deixa de aplicar em imóveis, mas ganha um leque de novas possibilidades. Neste artigo vou explicar melhor do que se trata e quais as vantagens deste tipo de investimento em relação à compra tradicional de imóveis. Continue a leitura e confira!
O que são Fundos de Investimentos Imobiliários?
É um tipo específico entre diversos fundos de investimento que existem atualmente. Também chamados de FII, os Fundos Imobiliários são locais em que grupos de investidores se reúnem para aplicar nas diversas atividades do mercado imobiliário.
A principal característica de um FII é que ele utiliza um sistema de cotas. Isto é, o administrador do fundo, que é uma instituição financeira, vende as cotas em bolsa e utiliza o capital para empregar em negócios com alto potencial de retorno.
Os investidores que adquirem as cotas do fundo recebem seus rendimentos de acordo com a quantidade de cotas obtidas. Esta modalidade proporciona a você, que quer investir, uma série de vantagens em relação a uma compra habitual de uma propriedade.
Quais são as vantagens do FII em relação à compra de imóveis?
Simplicidade maior nos Fundos Imobiliários
Comprar um imóvel implica num processo complexo e demorado. No início, é preciso procurar os melhores locais para a valorização ou com poucas chances de vacância.
Já para adquirir a propriedade, é necessário voltar sua atenção para os diversos documentos necessários, como escrituras, ITBI, certidões etc. No final, a documentação terá custado cerca de 5% do valor do imóvel.
Depois de tudo, ainda é preciso se manter ativo na cobrança e saber lidar com possíveis atrasos. Por outro lado, como as cotas dos FII’s são negociadas na Bolsa de Valores, o processo para adquiri-las ou se desfazer delas é muito mais simples e rápido.
Possibilidade de fracionar o investimento
Ao investir num FII, você não precisa adquirir um imóvel inteiro. Na verdade, você adquire pequenas partes de imóveis. Esta característica lhe fornece a possibilidade de aplicar capital em diversos imóveis ao mesmo tempo, o que diversifica seus investimentos.
Além disso, as cotas sempre se encaixarão na sua capacidade financeira, pois você não precisará dispor de quantias que normalmente seriam necessárias para comprar uma propriedade.
Isenção Fiscal
Se fizer as aplicações como pessoa física e não possuir mais que 10% das cotas e o FII possuir mais de 50 cotistas, seus lucros podem ser isentos de IR. Enquanto isso, no aluguel tradicional, seu rendimento é somado às outras rendas e pode ser taxado em até 27,5% de Imposto de Renda!
Gestão profissional e riscos menores
O aluguel ou a venda de imóveis podem lhe trazer ótimos rendimentos, mas o contrário também pode acontecer. Seu imóvel pode ficar vago por muito tempo ou você pode não conseguir vendê-lo por um preço maior ou igual ao que comprou.
Em um FII, os imóveis selecionados são geralmente grandes negócios (como shoppings, imóveis rurais, projetos de construção) que raramente enfrentam muitos problemas com vacância ou desvalorização.
Como a intenção do grupo é obter os melhores rendimentos possíveis, são contratados bons profissionais para avaliar o potencial monetário dos imóveis. Caso você considere um imóvel pouco rentável, basta vender suas cotas.
Custo
Como a aquisição de cotas é feita por meio de corretoras, geralmente existe uma taxa na aquisição ou na venda das cotas e uma taxa de administração referente ao FII. No entanto, esse valor não se aproxima do custo da compra de um imóvel.
Alta das cotas
Vender suas cotas não precisa ser uma operação exclusiva para quando quer se livrar delas. Com a valorização de um FII, também é possível lucrar com a venda das cotas na Bolsa de Valores.
Portanto, os FIIs não são somente uma alternativa à compra de imóveis, são também uma forma específica de investimento que vem sendo utilizada por diversos investidores!
O que achou dos Fundos de Investimentos Imobiliários? Parecem uma boa alternativa? Deixe seu comentário no nosso post!