Conheça 3 opções de investimentos seguras

Para conquistar independência financeira, uma das melhores estratégias é criar um portfólio de ativos (bens) que gerem renda. O ideal é fazer o dinheiro trabalhar para você, trazendo a maior rentabilidade possível. Porém, se o seu perfil de investidor é mais conservador, certamente você não gosta de arriscar muito e preza por opções de investimentos seguras.
Isso não é problema! Mesmo entre as opções mais simples, existem ativos rentáveis que podem ajudar a diversificar sua carteira de investimentos.
A poupança é o investimento seguro mais conhecido, mas também é a mais limitada. Existem outros investimentos tão práticos quanto ela, mas muito mais interessantes em termos de rentabilidade e que também protegem seu dinheiro contra o risco de sofrer perdas. Você sabe por onde começar?
Renda fixa ou variável?
A renda fixa é a modalidade mais indicada para um investidor conservador ou moderado, porque fornece desde o momento da contratação uma previsão de quanto ele receberá ao final do período contratado.
Essa previsão nem sempre é 100% exata, especialmente em títulos cuja rentabilidade está vinculada a algum índice financeiro.
Tenha em mente, porém, que todo investimento possui um certo risco, mas que na renda fixa, o grau de risco é mais baixo.
Esse grau pode ser aliviado por uma série de fatores. Continue lendo e entenda quais são eles.
O que torna as opções de investimentos seguras?
Veja os principais fatores que determinam a segurança de um investimento.
1. Confiabilidade da entidade
É importante saber se a instituição financeira é confiável, se está há muitos anos no mercado, se tem histórico de calotes, ou se opera em condições de incerteza a ponto de oferecer risco ao investidor.
O Tesouro Direto, sobre o qual falaremos abaixo, é uma das opções de investimento mais seguras justamente porque é mantida pelo Governo Federal, que tem constante arrecadação de dinheiro garantida e é o detentor do poder de imprimir papel-moeda no país; logo, o risco de calote aos investidores é extremamente baixo.
2. Garantia
Alguns investimentos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma entidade privada mantida pelas instituições financeiras para assegurar aplicações, assumindo o compromisso de reembolsar investidores no caso de quebra da instituição.
Essa proteção é oferecida a investimentos de até R$250.000,00 por CPF – mas não sobre todos; existem opções específicas.
Confira 3 boas opções de investimento
Tesouro IPCA+
Como dissemos, a compra de títulos do Tesouro Direto é segura, por tratar-se de um investimento feito no Governo Federal, em que o investidor compra um título da dívida pública em troca de uma rentabilidade que o Tesouro se compromete a entregar no momento do resgate.
Essa rentabilidade pode consistir em uma taxa fixa (é o caso do Tesouro Prefixado) ou na soma dessa com a variação de um índice, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que determina a inflação no Brasil.
No Tesouro IPCA+, há maior aumento patrimonial, porque a rentabilidade fica agregada ao valor do dinheiro já corrigido conforme a variação inflacionária, aumentando o poder de compra do investidor ao resgatar o título.
CDBs
Se no Tesouro Direto o investidor empresta dinheiro para o Governo Federal, nos Certificados de Depósito Bancário (CDBs), empresta-se para um banco. A rentabilidade pode exceder 100%.
As modalidades de rentabilidade são diversas, sendo mais comuns as prefixadas e pós-fixadas indexadas a algum índice financeiro, como no Tesouro Direto. A diferença das CDBs é que existe também a possibilidade de uma taxa negociável com o próprio banco.
LCAs
As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são títulos compráveis de instituições financeiras e que serão utilizados por elas para fazer financiamentos agropecuários. Ao resgatar os títulos, recebe-se o dinheiro acrescido dos juros contratados, sendo que esses juros costumam ser bastante altos e isentos de imposto de renda.
Além da proteção do FGC, a remuneração é feita com base nos CDIs (Certificados de Depósito Interbancário), que são títulos lastreadores das operações entre bancos, e isso traz ainda mais segurança.
Já conhecia esses investimentos? Estava limitado à poupança? Acreditava que era a única que trazia segurança? Agora que você conheceu essas 3 opções de investimentos seguras, siga a Ouro Investimentos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para continuar aprimorando seus conhecimentos financeiros!