Entenda as diferenças entre plano de previdência privada e fundos de investimento

Plano de previdência privada ou fundos de investimento? É uma dúvida comum entre as pessoas que estão pensando em iniciar um investimento em uma das duas modalidades.
Existem reais diferenças entre elas, com vantagens e desvantagens para ambos os lados. Contudo, é importante lembrar que a intenção do investidor, a longo ou curto prazo, também deve ser levada em conta na hora de decidir por qual modelo optar.
Neste post, vamos conceituar os dois tipos de investimento, citar suas vantagens e desvantagens e mostrar suas principais diferenças. Confira!
Plano de Previdência Privada
O plano de previdência privada é uma forma de guardar dinheiro com intuito de complementar a aposentadoria ou então para atingir objetivos de longo prazo.
Para ter direito ao benefício, o investidor deve contribuir por um intervalo de tempo, de acordo com o contrato firmado entre ele e a entidade. Uma vantagem é que no final do contrato a pessoa pode fazer um único saque ou optar por uma renda temporária.
Tipos de plano
Existem dois tipos de plano de previdência privada, o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres), que são tipos de aposentadorias, porém, não ligadas ao Governo.
O PGBL permite abater os pagamentos mensais na declaração do IR (Imposto de Renda) e o VGBL é indicado para as pessoas que fazem a declaração simples do IR, pois não permite o abatimento dos valores pagos todos os meses.
Taxas e Tributação
Aqui temos uma desvantagem, pois estas taxas podem ser bem elevadas. Podemos destacar duas: a taxa de administração, cobrada em cima do valor do patrimônio e a taxa de entrada, mais conhecida como taxa de carregamento, cobrada em cima de cada aplicação do investidor.
Sobre a tributação, também é uma desvantagem caso o resgate seja feito antes de 10 anos, podendo chegar a 35%. Porém, é vantajosa para quem quer investir a longo prazo. No PGBL, o investidor pode deduzir até 12% da renda anual na declaração do IR em cima dos valores aplicados. O imposto será pago no momento da retirada do dinheiro.
Outra vantagem é que a tributação no momento da retirada é flexível. Existem dois modelos: a “Tabela Regressiva”, inicia com 35% e cai 5% a cada dois anos, chegando a um limite mínimo de 10%, independentemente do valor sacado.
O outro é a “Tabela Progressiva”, que varia entre 7,5% até 27,5%, podendo ainda obter isenção dos impostos caso os valores sacados forem baixos. Esse modelo é bom para quem tem valores para abater, por exemplo, plano de saúde e plano odontológico.
Riscos
Não há uma garantia se a instituição quebrar e nem de patrimônio de afetação.
Fundos de Investimento
É uma espécie de condomínio que tem recursos financeiros de um grupo de investidores, que realizam operações no mercado financeiro com objetivo de retorno lucrativo. Simplificando, ao investir em fundos, você está comprando cotas, que são a menor parte de algum fundo (Patrimônio).
Os investidores pagam uma taxa (geralmente baixa devido a maior concorrência) à uma instituição financeira, para que um profissional capacitado faça a gestão dos fundos, podendo tomar qualquer decisão sobre os ativos. É uma vantagem, pois gera comodidade e pode garantir maior rentabilidade.
Outra vantagem dos fundos de investimento é sua diversidade: existem fundos de todos os tipos, cada um com seu tipo de liquidez.
Tributação
O IR é cobrado somente em cima do rendimento, de acordo com uma tabela. Quanto maior o tempo aplicado, menor será o imposto.
Riscos
Temos o risco de crédito, pois ele não tem um fundo garantidor de crédito caso o banco quebre; o risco de mercado, que por meio de vários fatores pode alterar o desempenho da aplicação; e o risco de liquidez, que está diretamente ligado com a dificuldade de vender um fundo.
Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre plano de previdência privada e fundos de investimento? Seja qual for sua decisão, seu dinheiro aplicado estará nas mãos de outras pessoas. Logo, é necessário acompanhar de perto o andamento do processo para que no fim seus rendimentos sejam os esperados.
Se você gostou do nosso post, curta a nossa página no Facebook para acompanhar nossas atualizações e se manter informado!