Entenda como as Fintechs têm transformado o mercado financeiro

A palavra Fintech origina da junção de duas palavras em inglês: financial (que significa finanças) e technology (que significa tecnologia). O termo faz referência a uma empresa com base tecnológica que oferece serviços financeiros. As fintechs disponibilizam funções que cobrem deficiências ou limitações das atividades bancárias tradicionais.
Funcionamento
As Fintechs são totalmente digitais, portanto, o funcionamento delas praticamente independe de uma estrutura física. Esses tipos de empresa geralmente têm só uma sede e alguns funcionários.
Serviços das Fintechs
Há muitas praticidades nos aplicativos de finanças. Uma delas é você poder abrir uma conta digital sem pagar tarifas. Há corporações do setor que oferecem seguros de vida, de automóvel, de casa etc.
Outras companhias oferecem dois serviços que são fundamentais para a boa gestão do seu dinheiro: opções de investimentos e administração das finanças.
Existem várias alternativas na área de investimentos, que vão desde os tipos mais conservadores (renda fixa), aos mais ousados (renda variável, com maior porcentagem em ações), e criptomoedas, como a bitcoin. Não há uma resposta exata sobre qual é a opção mais vantajosa. É importante você conhecer o seu perfil de investidor para fazer a melhor escolha.
Algumas Fintechs são especialistas em administração de finanças. A poucos cliques de distância, você pode ter o controle dos seus gastos e rendas. Elas ainda sugerem produtos financeiros adequados que atendam ao seu perfil.
Como escolher uma boa consultoria?
É muito importante saber fazer um bom planejamento financeiro. E com o objetivo de facilitar este trabalho, existem as consultorias de investimentos. As funções delas são analisar as finanças, fazer diagnósticos de possíveis problemas e oferecer as opções mais adequadas de investir para você.
Na escolha de uma boa consultoria, é necessário conhecer o histórico, os resultados e a experiência no mercado que a empresa tem. Ainda é importante verificar se os consultores têm a CEI (Certificação para Especialistas de Investimentos) ou CFP (Certificado de Planejador Financeiro).
O planejamento financeiro pode ajudar você e sua família em diversas situações. Ele auxilia a planejar a aposentadoria e acelerar a independência financeira, na busca por outras formas de renda que possam aumentar os seus ganhos e construir patrimônio para os filhos.
Mudanças no mercado financeiro
Nas Fintechs, a maioria das operações financeiras são feitas pela internet. A burocracia na hora de realizar o cadastro é reduzida, pois é necessário apenas digitalizar os documentos pedidos para se cadastrar.
Por isso, os bancos tradicionais têm perdido clientes, já que as startups oferecem os mesmos serviços, e de forma mais rápida e simplificada.
Por causa da inovação trazida por elas, o mercado desse setor tem crescido rapidamente no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela KPMG Internacional, companhia especializada em pesquisas na área de finanças, os investimentos por meio desse tipo de empresa saltaram de R$800 milhões, em 2010, para R$136 bilhões em 2016.
As fintechs estão cada vez mais consolidadas no mercado e vão se tornar inevitáveis. E nós, da Ouro Investimentos, vamos te ajudar a fazer as melhores opções para investir com segurança e praticidade. Gostou do post e quer ter dicas exclusivas de como investir e planejar a gestão do seu dinheiro? Assine a nossa newsletter!