O que é renda fixa? Como investir?

O que é renda fixa? Como investir?
Renda fixa é um dos investimentos mais utilizados pelos brasileiros. O motivo para isso é por ele dar maior segurança, gerar rentabilidade quase em 100% dos investimentos e por ser de alta liquidez. Existem investimentos de renda fixa que vão do curto ao longo prazo e proporcionam comodidade aos investidores porque não possuem alta volatilidade.
Esses investimentos podem ser tanto Pré-fixados quanto Pós-fixados, ou seja, no pré você conhece quanto terá de rentabilidade no ato da aplicação, enquanto que no pós, você saberá exatamente quanto a aplicação renderá no momento do resgate.
Em relação aos investimentos de renda variável, os investimentos de renda fixa proporcionam uma rentabilidade quase que garantida, mas possuem uma expectativa de retorno inferior ao de renda variável. Entretanto, possuem risco menor. Na maioria das vezes, os investidores classificados como conservadores possuem quase todos os seus recursos em renda fixa, embora esses investimentos são aconselhados para todos os perfis de investidores.
Quais são os investimentos em renda fixa?
Os principais investimentos em renda fixa, são:
Tesouro Direto
O tesouro direto nada mais é do que uma plataforma que oferece títulos emitidos pelo governo, especificadamente do Tesouro Nacional. Esses títulos podem ser pré ou pós-definidos. Se o investidor optar por realizar aplicações no tesouro direto, ele passará a ser um credor do governo, e como o governo é considerado um bom pagador pelo mercado, se torna uma das opções mais seguras de investimento.
Uma das grandes vantagens desse tipo de aplicação é que o investimento mínimo exigido é de R$ 30,00, sendo uma opção bem acessível. Com opções de médio e longo prazo, esta opção oferece uma boa liquidez, mas o investidor deve se atentar aos prazos recomendados para cada título. Outra grande vantagem é que hoje a maioria das corretoras do brasil possuem isenção de qualquer tipo de taxa de custódia em investimentos no tesouro direto.
Uma desvantagem é a incidência de Imposto de Renda, seguindo uma tabela regressiva como demonstrativo abaixo:
Certificado de Depósito Bancário – CDB
Como o nome mesmo já sugere, os CDBs são títulos emitidos apenas por bacos, sendo eles comerciais, múltiplos ou de investimento. Essa modalidade de investimento tem a ideia de que o investidor esteja “emprestando” recursos ao banco para que ele possa trabalhar em suas linhas de crédito e em troca desse “empréstimo”, o banco paga uma remuneração ao investidor.
Os CDBs podem ser tanto pré ou pós-fixados, mas em sua maioria, são encontrados na modalidade de pós-fixado. Possui como remuneração a taxa CDI, que em geral ocorre em seu percentual. É comum você encontrar investimentos dizendo que a rentabilidade será 90% do CDI, como alguns falando que será 100% do CDI, o que constata que também que existem bons e ruins CDBs.
A grande vantagem do CDB é a possibilidade de ter uma remuneração maior frente ao tesouro direto, por se tratar de um título privado e possuir maior risco. Uma outra vantagem é o aproveitamento de uma situação financeira do país, que consegue rentabilidades maiores caso a taxa Selic estiver alta, considerando que a taxa CDI acompanha a Selic.
Mesmo que os CDBs sejam considerados de maior risco frente ao tesouro direto, ele possui uma condição satisfatória caso o banco emissor venha a falência, chamado de Fundo Garantidor de Crédito, o FGC. Essa condição permite que você esteja assegurado em investimentos de até R$250.000,00.
Uma desvantagem do CDB é a falta de liquidez alta nos títulos com rentabilidades maiores e na maioria das vezes, requerer prazos de vencimentos maiores. Outra desvantagem é a incidência de Imposto de Renda que segue uma tabela regressiva igual ao do tesouro direto.
LCI e LCA
Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos com lastro no mercado imobiliários e do agronegócio, respectivamente. Ao aplicar em alguns desses títulos, você estará financiando o segmento.
A rentabilidade pode ser pré ou pós-fixada, de acordo com a variação do CDI, o que é mais comum de acontecer. Para investir em LCI e LCA é preciso comprar os títulos junto a bancos ou corretoras.
A ideia da LCI e LCA é bem parecida com a dos CDBs. Entretanto, a grande vantagem frente ao CDB é a isenção de Imposto de Renda para Pessoa Física, contendo a mesma cobertura pelo FGC. A desvantagem fica por cada vez mais requerer valores mínimos de maior quantidade e dependendo do prazo, a falta de uma alta liquidez.
O investimento em renda fixa é uma possibilidade se você deseja rentabilidade com segurança e relativa previsibilidade. Para começar a investir, basta escolher a opção que fizer mais sentido para a sua realidade financeira e seus objetivos. Faça uma análise de riscos e oportunidades.
Embora alguns títulos tenham imposto de renda e outros não, isso não garante que sempre títulos sem imposto de renda serão mais rentáveis. O investidor precisa fazer a conta de “chegada” ou seja: comparar a rentabilidade final de duas opções já que em muitas situações, investimentos que têm Imposto de Renda podem render mais do que investimentos isentos.