Por que é essencial trabalhar com a diversificação de investimentos

A diversificação de investimentos é uma das principais estratégias utilizadas para se evitar grandes riscos no mercado financeiro. A técnica consiste na aplicação do dinheiro em diferentes tipos de negócios, com a possibilidade de torná-lo mais rentável.
De maneira geral, significa que o seu dinheiro será distribuído entre diferentes investimentos e setores, pois com a volatilidade dos mercados é preciso ter garantias de que, mesmo que se faça um negócio mais arriscado, ainda haverá rendimentos provenientes de outras fontes.
Elaboramos este post para que você entenda melhor as vantagens da diversificação e como aplicar a técnica nos seus investimentos. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
A diversificação de investimentos
O mercado financeiro está sempre em oscilação, favorecendo ou não cada tipo de investimento. Com isso, há diversos tipos de investidores, classificados como conservadores, moderados ou arrojados — de acordo com o nível de risco que correm ao escolherem onde aplicam seu dinheiro.
Mas seja qual for o seu perfil e nível de predisposição para lidar com riscos, entenda que a diversificação de investimentos é sempre necessária, pois não há como prever com exatidão possíveis perdas ou ganhos.
O funcionamento na prática
Saber equilibrar os investimentos por meio da diversificação é extremamente importante para diluir os riscos do mercado financeiro. Não existem regras, mas de maneira geral, especialistas aconselham que cerca de ¼ dos investimentos sejam de baixo risco, como poupança, títulos públicos e previdência privada.
Aliás, esses investimentos também são perfeitos para aqueles que se encaixam no perfil conservador. Uma outra parte do seu dinheiro, também cerca de ¼, deve ser destinada a aplicações consideradas moderadas, tais como fundos imobiliários.
Por último, é preciso também saber correr riscos, pois é a partir deles que virá a maior parte de toda a sua liquidez, ou seja, lucros dos investimentos. Em torno de 50% do seu capital poderá ser voltado para investimentos negociados através da Bolsa de Valores, onde a oscilação do mercado aparece.
A importância de diversificar
A economia está suscetível a diversas variáveis que podem beneficiar ou não os seus investimentos, sendo que isso está fora do controle do investidor. Mudanças nas taxas de juros, acontecimentos inesperados e fatores externos são alguns dos possíveis impactos que podem balançar o mercado financeiro.
Partindo do princípio de que todas as formas de investimento oferecem algum tipo de risco, mesmo que seja mínimo, aplicar a estratégia da diversificação aliada a um bom planejamento é a única fórmula capaz de equilibrar os altos e baixos dos mercados.
Os investimentos mais vantajosos
Existem algumas boas práticas que lhe ajudarão a diversificar os investimentos da maneira mais eficaz. Primeiramente, escolha diferentes tipos de investimentos, como fundos, ações, moedas e até mesmo imóveis para aplicar o dinheiro.
Não se esqueça também de equilibrar essa diversidade levando em consideração o nível de risco, pois isso será fundamental para seus ganhos. Além disso, apostar em diferentes setores econômicos também será muito eficiente para minimizar possíveis prejuízos.
Gostou deste artigo a respeito da diversificação de investimentos? Então, aproveite para ler também o post que fizemos sobre diferentes categorias de investimentos e se manter ainda mais bem informado sobre o assunto!