Por que você deve começar a investir em Fundos Imobiliários?

Os fundos imobiliários são formados por um conjunto de investidores com o objetivo de construir ou comprar algum imóvel. Sendo assim, ao investir nesses fundos, você será o dono de um ou vários imóveis que compõem o fundo.
Após passar por um período de baixa, esse mercado está se aquecendo e tem apresentado ótimas perspectivas com a alta dos juros e, com isso, os investidores são diretamente beneficiados.
Pensando nisso, separamos bons motivos para você começar a investir em fundos imobiliários. Confira!
Baixo custo de investimento
O primeiro benefício dos fundos imobiliários pode ser sentido no seu bolso. Tanto a aplicação mínima quanto os custos são baixos. Para você ter uma ideia, existem cotas desses fundos eu custam menos de R$ 20,00. Você não precisa ter muito dinheiro para se tornar sócio de um imóvel.
Ao negociar um imóvel, vendedores e compradores encontram diversos custos, como as taxas de corretagem e escritura. No entanto, essas taxas não existem nos fundos imobiliários. Você somente terá custo com a taxa de administração do seu fundo, que é mais baixo do que os encargos citados.
Rendimento isento do Imposto de Renda
Existem algumas aplicações em que o seu rendimento está exposto a tributação do Imposto de Renda (IR), mas isso não acontece nos fundos imobiliários. Entretanto, existem algumas regras e requisitos para que isso aconteça.
A primeira delas é que você deve ter menos de 10% das suas cotas em um único fundo, caso contrário, o valor incidente ao imposto de renda será de 20% sobre o valor total aplicado.
Além disso, o fundo deverá ter, no mínimo, 50 cotistas e o produto deverá estar na bolsa ou em um balcão organizado. Essas questões não chegam a ser um empecilho, uma vez que a maior parte das aplicações imobiliárias do Brasil estão dentro desses requisitos.
Diversificação da sua carteira de investimentos
Existem alguns produtos de fundos imobiliários que disponibilizam a carteira diversificada. Com isso, você poderá ter uma combinação de imóveis dentro de um portfólio de investimento.
A primeira dica para investidores iniciantes é, justamente, apostar na diversificação de aplicações e não direcionar o seu capital em um único tipo de fundo ou investimento.
Dessa forma, a diversificação auxilia no aumento e otimização dos seus rendimentos e, principalmente, na redução de riscos que são ocasionados pela volatilidade, oscilações e sazonalidades.
Facilidade e comodidade
As aplicações em fundos imobiliários proporcionam a gestão especializada. Questões administrativas do fundo, manutenções, contratos, renovações, cobranças e impostos ficam por conta dos assessores do fundo e você não terá essas preocupações.
A melhor forma de ter sucesso nos investimentos é contar com pessoas especializadas que o direcionam para as melhores práticas, estratégias e escolhas.
Sendo assim, você poderá contar com uma gestão profissional que estuda todo o mercado imobiliário e lhe ajuda na tomada de decisões para aumentar os seus bons resultados e alcançar os objetivos.
Os fundos imobiliários, além de serem de fácil aplicação e de baixo custo, oferecem diferenciais e vantagens em comparação às aplicações feitas diretamente em imóveis. Além disso, com o cenário atual dos juros, as expectativas desse mercado são as melhores!
Quer ficar por dentro do mundo dos investimentos e aprender a gerir as suas aplicações? Então, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!