Seguro de vida e suas modalidades

Antes de falarmos exatamente sobre as características de cada seguro de vida, vamos desmistificar a ideia de que seguro de vida é dispensável ou que você não vai usar o dinheiro do seguro em vida, uma vez que só receberia se viesse a falecer.
A maioria das pessoas pensam dessa forma, mas hoje em dia, existem seguros de vida que você paga por um certo período, pode estar segurado por morte natural pela vida inteira ou resgatar o valor pago, ou um valor parcial no fim do período de pagamento, que é o que chamamos de Seguro de Vida Resgatável. Já no seguro de vida tradicional, aquele que você não resgata nenhum valor, existem coberturas como no caso de invalidez por acidente que te paga o valor assegurado mesmo em vida.
Por isso o seguro de vida não serve apenas para beneficiar um parente ou alguma pessoa próxima que você se preocupa caso venha a se ausentar. Entretanto, se você pensa que seguro de vida é indispensável e que só gastaria seu dinheiro pagando e nunca usaria, pense nele como uma proteção, não somente de sua vida, mas como um amparo a uma ocorrência inesperada, como, por exemplo, no caso de algum acidente em que você venha a ficar inválido. Entenda como uma sucessão patrimonial para que todo aquele seu trabalho em vida de acumular riqueza não tenha sido em vão e não diminua com impostos pós morte e sua família receba o valor integral. Pense no seguro também como um conforto para toda a sua família ou pessoa próxima que você queira destinar o capital assegurado.
Agora, vamos falar sobre as características das duas modalidades de seguro de vida mais conhecidas:
Seguro de Vida – Tradicional
Essa modalidade de seguro é realizada com o pagamento do prêmio, seja mensal ou anual, de acordo com a escolha de cada assegurado e por um período determinado. A pessoa só estará assegurada neste período e o valor do prêmio varia muito de acordo com cada cobertura escolhida e adicionada pelo assegurado, sendo as mais escolhidas: Morte natural, morte por acidente (MA), invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA), Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD), doenças graves (DG), auxílio funeral, entre outras.
Cada cobertura dessas possuem características diferentes de seguradora para seguradora, então é muito importante observar aquela que irá melhor lhe atender e suprir suas necessidades. É importante lembrar que essa modalidade de seguro o prêmio é menor em relação a outros seguros de vida, principalmente em relação ao seguro de vida resgatável, justamente por não ter a opção de resgatar o valor pago do prêmio de volta.
Seguro de Vida – Resgatável
Se você precisa de um seguro de vida em que você além de se preocupar caso ocorra algum sinistro ou queira resgatar seu dinheiro de volta, seja parcialmente ou integral e mesmo assim continuar protegido, este é um seguro interessante para você. Mas pense e analise bem sobre uma vez que os seguros de vida resgatáveis possuem um valor alto de prêmio. Normalmente, esse tipo de seguro é aconselhado para pessoas com alto poder aquisitivo e que possuem valores altos de patrimônio.
As características dele além do resgate são bem parecidas com a do seguro tradicional, contendo praticamente as mesmas coberturas citadas acima. Como também já foi mencionado, haverá variação conforme a seguradora a qual você realizar o contrato.
O mais interessante nos seguros de vida, sejam eles resgatáveis ou tradicionais, é que não possuem incidência de imposto de renda no valor pago pela seguradora na ocorrência de algum sinistro, recebendo então o valor integral, seja o assegurado ou o beneficiário. Analise bem e pense no seguro como algo importante, focando principalmente em proteção e escolha aquele seguro que melhor atenda suas necessidades.
Whallisson Xavier é Agente Autônomo de Investimentos back office da Ouro Investimentos. É um profissional certificado na CPA-10 e CPA-20 da ANBIMA, certificado também como Agente Autônomo de Investimentos pela ANCORD e Acadêmico em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso.