Você sabe o que são criptomoedas? Nós te contamos!

Você sabe o que são criptomoedas? Elas são um dos assuntos mais polêmicos no mercado de investimentos dos últimos anos com certeza. Todo investidor que deseja expandir seu patrimônio ou fazer seu dinheiro render mais precisa entender sobre o tema.
Neste artigo você encontrará de uma forma bastante objetiva, o que exatamente são criptomoedas, como funcionam e quais são as diferenças entre as moedas. Acompanhe!
O que são criptomoedas?
Criptomoedas, basicamente, são moedas completamente virtuais, que podem ser livremente comercializadas pelos seus detentores. As grandes vantagens delas são provenientes da tecnologia inovadora surgida com o Bitcoin, chamada de Blockchain.
Esse sistema não utiliza um servidor central para sustentar as moedas, sua rede é descentralizada e pública, fazendo com que cada um dos usuários contribua pela sua preservação de forma harmônica, por essa razão, elas são agudamente seguras.
Além disso, cada unidade de criptomoeda é construída a partir de um complicado complexo matemático. Tornando difícil que criminosos virtuais as controlem.
Como funciona o mercado de compra e venda?
As criptomoedas não são reguladas por nenhum governo e não detém um patamar fixo de variação, seus valores são definidos puramente pela lei de demanda e oferta do mercado. Por essa razão, seu preço pode crescer exponencialmente, como também pode cair momentaneamente.
Por exemplo, no meio do ano de 2010, uma unidade de Bitcoin valia apenas alguns centavos de dólar, em dezembro de 2017, seu valor atingiu seu máximo histórico, alcançando 19 mil dólares, cerca de 70 mil reais.
Para adquirir uma moeda, instale o software da criptomoeda em seu computador ou dispositivo móvel e siga as instruções expostas. Na sequência, será gerada uma carteira e um endereço de transação, a partir daí, basta acompanhar os sites que atualizam seus valores e negociá-las.
Às pessoas que não são experientes na área, é recomendável a contratação de uma consultoria de investimentos. Elas cobram taxas minúsculas e tornam o negócio muito mais seguro.
Outra forma de conseguir as moedas virtuais é minerando-as, o ato consiste em usar computadores para realizar tarefas complicadas que levam à criptografia da moeda. Quando um computador consegue finalizar uma tarefa, ele é recompensado com uma unidade da moeda ou parte dela.
Como elas podem ser usadas?
Assim como o dinheiro comum, elas podem ser utilizadas para pagar diversos bens e serviços, a cada dia mais comércios as aceitam como forma de pagamento, pois, além da crescente popularidade, elas detêm várias vantagens, como facilidade, segurança, garantem privacidade nas transações e são não inflacionárias.
Diante desses benefícios, diversos bancos estrangeiros estão estudando a implementação das moedas em seus sistemas, como também analisam como podem usar o Blockchain para reduzir custos.
Atualmente as criptomoedas são amplamente utilizadas como uma forma de investimento, o investidor a adquire por um baixo valor e fatura vendendo-as nos momentos de alta do mercado.
Qual a diferença da Bitcoin das outras moedas?
Criada em 2009 com a tecnologia blockchain, o Bitcoin foi a moeda pioneira no ramo, porém, moedas surgem constantemente, são as chamadas Altcoins, alguns exemplos delas são a Ripple (XRP) e Ether (ETH).
Elas são constituídas sob a mesma ideologia, porém cada uma com suas próprias peculiaridades, vantagens e desvantagens. Por exemplo, a Ether (moeda da Etherum) possui transações mais rápidas que o comum e podem ter unidades ilimitadas (no Bitcoin só podem ser criadas 21 milhões moedas).
O Bitcoin tende a valorizar mais perante às demais moedas, neste momento, cada uma de suas unidades gira em torno de 45 mil reais, porém seu grande atrativo é o volume de transações diárias.
Atualmente cerca de 330 mil comercializações são realizadas diariamente, movimentando mais que 50 milhões de reais por dia. Por essa razão essa criptomoeda é a mais cobiçada entre os investidores. Nas regiões mais desenvolvidas do Brasil já existem caixas que aceitam retirada de dinheiro físico a partir da criptomoeda.
No mercado de investimentos atual, todo investidor bem-sucedido deve entender o que são criptomoedas, como elas funcionam e porque são considerados ativos financeiros. Após a leitura deste artigo, você está mais apto para debater sobre o tema e possui uma base mínima para investir na área.
Não deixe de compartilhar esta publicação nas redes sociais, ela pode ser útil para vários colegas!